-

Resenha #32 - Ensaio Sobre a Cegueira - José Saramago

Título: Ensaio Sobre a Cegueira
Autor: José Saramago
Páginas: 310
Editora: Companhia das Letras
Sinopse: Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma "treva branca" que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.
"Ensaio sobre a cegueira" é a fantasia de um autor que nos faz lembrar "a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam". José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios. Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: "uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos".
Onde Comprar? Submarino - Americanas

Tudo começa em um sinal de trânsito, um homem espera pacientemente o sinal ficar verde. Logo o sinal abre, mas ele não se move. Uma treva branca toma conta de seus olhos, algo nunca visto antes, algo que cobre toda a sua visão. Este é o Primeiro Cego.
Pouco a pouco, a "cegueira branca" vai se espalhando, de casa em casa, sem controle e sem nenhuma explicação. Visando uma impetuosa ameaça de epidemia, o Governo resolve colocar em quarentena todos os cegos, acreditando que assim a crise seria contida. 
Os planos deram errado e não foi bem isso que aconteceu. A cada, dia mais e mais pessoas se encontravam com a cegueira branca, causando uma superlotação nos locais de quarentena. Assim, os cegos passaram a viver em condições desumanas, quase sem ter o que comer e um local apropriado para fazer suas necessidades fisiológicas. Se tudo isso não bastasse, ainda sofriam na mão daqueles que insistiam em tomar o poder. Estes, chegavam a cobrar pela pouca comida fornecida e a estuprar as mulheres, tudo pelo prazer ou necessidade de se sentir superiores. 
Diante de tamanho sofrimento, os cegos da primeira camarata resolvem se unir. A Rapariga de Óculos Escuros, o Médico, o Rapaz Estrábico, o Primeiro Cego e sua mulher, Velho do Tapa Olho, se veem, a partir dali, guiados pela Mulher do Médico, a única que não cegou, a única que pode ver todos os medonhos efeitos da cegueira. 



Esse foi o meu primeiro contato com o autor José Saramago, nem sei se chegaria a ler uma obra dele caso Projeto de Leitura não existisse. Mas, felizmente eu li. 
No início da leitura fiquei um pouco confusa, o autor preferiu que sua obra fosse publicada no português vigente em Portugal, o que  me causou certa estranheza. Nada que atrapalhasse ou impedisse a leitura, só falta de costume mesmo. 
Um ponto bem interessante é que durante toda a história, nós não conhecemos ou reconhecemos os personagens por nomes, mas sim por características, como por exemplo o Rapaz Estrábico. Percebemos que para o autor todos são iguais, não importando profissão, classe social ou sexo, é provável que isso só acontece por conta da cegueira, afinal não somos todos igual perante a dor e ao sofrimento? 
Indico esse livro pra quem queira refletir. Já pensaram como seria uma cegueira como essa na atualidade? O que faríamos com toda tecnologia se nem conseguiríamos vê-la? Ensaio Sobre a Cegueira é um livro complexo, reflexivo e ao mesmo tempo indispensável. 


"Quantos cegos serão precisos para fazer uma cegueira." pág. 131


Pra quem não sabe, em 2008 estreou a adaptação cinematográfica de Ensaio Sobre a Cegueira, dirigida pelo brasileiro Fernando Meirelles. No elenco temos Mark Ruffalo, Julianne Moore e a também brasileira Alice Braga.



Essa resenha faz parte do Projeto de Leitura - Saramago

Comente com o Facebook:

32 comentários:

  1. Esse livro é perfeito. Nossa, tem um tempinho que o li e só em olha a capa sinto certa angústia. José Saramago tem uma obra grandiosa, seus textos são espetaculares, eu o conheci no ensino médio e foi amor a primeira vista, sério! a cegueira que o autor reflete na obra, está tão atual... tão real como o ar que respiramos... só acho!

    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilian,
      Como disse na resenha, não sei se chegaria a ler algo do autor caso o Projeto de Leitura não existisse, mas felizmente eu li. Saramago escreveu de forma impecável, nos toca de forma impressionante; realmente, mesmo 20 anos depois do primeiro lançamento, o tema discutido é muito atual.

      Beijos

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Ainda não li esse livrou ou qualquer outro do José Saramago, mas achei a premissa de Ensaio sobre a cegueira muito interessante!
    Acredito que o fato de ser em português de Portugal deve causar realmente uma estranheza no início, mas acho que depois nós nos acostumamos com a leitura.
    Fiquei curiosa para conhecer essa história!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiara,
      Tomara que essa curiosidade se transforme em vontade de ler, afinal a história é espetacular. Peguei essa leitura em português de Portugal como um desafio pessoal, confesso que em algumas vezes o dicionário foi um grande aliado, mas com o tempo fui me acostumando e percebi como tudo se encaixa no contexto sem maiores problemas.

      Beijos

      Excluir
  3. Oi Ana, tudo bem?
    Não li o livro ainda pois não tive oportunidade, acredito que ele vá me fazer captar algo que o filme não fez.
    Não entendi a mensagem que a história passa quando assisti.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angélica, tudo ótimo e você?
      Ainda não tive a oportunidade de assistir ao filme, então não sei se a mensagem principal do livro foi passada de forma explicita, mas com certeza com a leitura você vai percebeu o quão grandiosa é a mente do autor.

      Beijos

      Excluir
  4. Eu já assisti o filme e é muito bom. Tem cenas que você fica em choque, sabe aqueles filmes que te deixa sem reação alguma por um longo tempo? Foi bem assim.
    Eu nunca li o livro, mas depois da sua resenha, vou procurar para ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luanna,
      Tive as mesmas reações com a leitura, algumas cenas são bem fortes. Tomara que você goste do livro da mesma forma que gostou do filme.

      Beijos

      Excluir
  5. Eu tenho curiosidade de ler Saramago.
    Até estudei sobre ele na faculdade, mas não li nada.
    Só sei a teoria.
    Espero ter a oportunidade de ler.
    E também não assisti ao filme.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Déborah,
      Tenho certeza que deve ter sido bem interessante estudar sobre o Saramago na faculdade, mesmo sendo apenas a teoria. Espero que você aprecie a leitura.

      Beijos

      Excluir
  6. Olá!
    Li o livro há alguns e gostei bastante. Principalmente porque choca e nos faz pensar e refletir sobre muitas coisas. A maneira como Saramago coloca algumas situações é sensacional. Ele é gênio!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Também adorei o livro por esses motivos, Saramago é um gênio da literatura <3

      Beijos

      Excluir
  7. Oie!!!
    Nossa, nunca tinha ouvido falar nesse livro e sinceramente jamais teria comprado pela capa mas, a história realmente chamou minha atenção e sinto que preciso ler.
    Tentei imaginar um mundo de hoje como você disse afeitado pela cegueira e simplesmente não consigo.
    Amei sua resenha.
    ;**

    www.saladadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Pois é, a capa não é das mais bonitas, mas o enredo compensa e muito. Bem difícil imaginar esse mundo onde todos (ou quase) estão cegos, não é?

      Muito obrigada, beijos

      Excluir
  8. Lembro que o meu primeiro contato com esse livro foi por acaso. Por causa do filme, na verdade. Um professor meu me indicou, e depois que eu assisti, precisei procurar o livro pra ler. Também demorei um pouco pra me acostumar com o ritmo do livro, me senti um pouco perdida nas primeiras páginas, mas é uma leitura incrível.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora,
      Realmente, a adaptação com o português de Portugal demora um pouco, mas depois a leitura flui super bem. A obra é espetacular.

      Beijos

      Excluir
  9. Oi Oi!
    Eu vi o filme e achei uma obra maravilhosa, mesmo que os filmes não consigam nos passar o que um livro consegue! Acho que eu deveria deixar de besteira e ler logo o livro, espero ter a oportunidade de ler esse título do Saramago, porque ele é gênio!
    Beijos

    LuMartinho |Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu,
      Também acho que você deve deixar de besteira e ler o livro, é uma obra incrível, te prende do início ao fim. Ainda não tive a oportunidade de assistir ao filme, mas já vi críticas bem positivas.

      Beijos

      Excluir
  10. Ola!
    Tenho um pouco de receio de ler Saramago e achar complexo demais,mas fiquei bastante interessada nesse livro, você conseguiu me convencer,assim que tiver oportunidade vou ler,eu sou uma que não sabia do filme,Valeu mesmo pela dica.
    Beijos!
    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janaina,
      O modo como o autor escreve não é tão complexo assim, prestando atenção aos detalhes e diálogos você entende tudo perfeitamente. A leitura em si não causa confusão nenhuma.
      Espero que você aprecia a leitura, beijos.

      Excluir
  11. Na faculdade fizeram tipo um resumo do filme e apresentar, na hora achei que era um curta, quando descobri que era um filme inteiro precisava assistir todo. :O
    Quero muito ler a obra também, achei uma trama bem chocante, imagino que a leitura seja melhor ainda.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa,
      A leitura vale muito a pena, espero que você consiga desfrutar dessa obra em breve.

      Beijos

      Excluir
  12. Wow, flor! Acredita que nunca li nada do autor? Uma vergonha… Se pudesse, com certeza participaria do seu projeto de leitura. Adorei saber sobre essa incrível iniciativa.

    Sua resenha me fez notar quão tentadora é essa leitura… Parece o tipo de livro que nunca mais se esquece. Eu não assisti ao filme, mas conheço a história. É de arrepiar. É ótimo saber que o livro tem uma narrativa envolvente. Lerei, com certeza.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francine,
      Também não tinha lido nada do autor antes do projeto de leitura, agradeço e muito a Joana, do blog Coisas que eu Sei que Sei, por isso. Quem sabe você não participa do próximo com a gente?
      Pois é, você definiu bem. Esse livro é marcante, desses que a gente não esquece de um detalhe se quer. Espero que você aprecie a leitura, vou aguardar a resenha no My Queen Side.

      Beijos

      Excluir
  13. Esse é um livro que sempre quis ler, mas não sei pq ainda não li. Cada vez que vejo algo relacionado a ele, só reforça essa vontade. Tenho certeza que é maravilhoso!

    www.thunderwave.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dany,
      Tomara que essa sua vontade em ler o livro fique mais forte haha A obra é maravilhosa.

      Beijos

      Excluir
  14. Adorei a resenha, e esse parece ser muito bom, além de ter uma pegada distópica, ainda tem um enredo envolvente e muito bom, fiquei muito curioso para saber mais sobre essa trama! Adorei, parabéns!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luan,
      fico feliz que tenha gostado da resenha e se interessado pela obra :D

      Excluir
  15. Oi, Ana!
    Nunca li nada do autor, mas sempre leio muitos elogios sobre suas obras e essa principalmente. Esse livro sempre me deixou curiosa e quero lê-lo assim que der! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa,
      Espero que você o leia em breve e aprecie a leitura.

      Beijos

      Excluir
  16. Oii, tudo bem com você?
    Uau, UAU, haha, bom, acho que devo parar com isso de ler o livro pela capa, pois se continuar com isso perderei de ler grandes obras como esta, pois se fosse para escolher pela capa, eu não leria mesmo. Mas menina, a sua resenha me fez mudar de ideia, eu achei muito interessante, faz a gente pensar mesmo, se isso existisse, o que seria de todos nós não é? Quero ler assim que possível, sem dúvidas, quero saber se eles foram curados dessa cegueira. Ah, e adorei saber sobre o filme, você já assistiu ele?

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéss, tudo ótimo e você?
      Pois é, todos nós costumamos julgar um livro pela capa e acabamos perdendo histórias espetaculares. Fico feliz que a resenha tenha feito você se interessar pelo livro, tomara que você goste da leitura tanto quanto eu.
      Ah, ainda não tive a oportunidade de ver o filme, mas pretendo assisti-lo em breve.

      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Biblioteca Colorida | Oficial - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Natana Duarte. Tecnologia do Blogger. imagem-logo